Aprenda a Fazer Sal de Bacalhau!

Quem está na cozinha, sabe: os alimentos precisam (e devem!) ser aproveitados de modo integral, principalmente pelas questões sustentáveis e nutritivas: cascas, talos e folhas, por exemplo, podem ter destino certo em receitas diversas, e não menos saborosas.

Ossos e espinhas complementam o preparo dos fundos de redução, além de uma infinidade de caldos especiais. E é entre essas ideias de aproveitamento inteligente, aliado aos bons sabores que o Chef Rafael Machado, a frente do restaurante Vitorino, de Paulínia (Vitória Hotel Convention Paulínia), se inspirou para criar o Sal de Bacalhau.

A partir da espinha do peixe, calor na medida certa e um punhado de sal grosso, o Chef ensina como extrair, ao máximo, os aromas e sabores do bacalhau!

DICA: 

Este sal fica simplesmente perfeito para enfatizar ou sobressaltar sabor em preparados de frutos do mar, tortas, bolinhos de peixe, cuscuz, moquecas, pirão, recheios para pastéis assados e fritos, peixes assados e finalizações de pratos!

Ah, e em condições ideais de armazenamento, o condimento tem durabilidade de pelo menos três meses!  😉

Para saber como fazer o Sal de Bacalhau, confira o passo a passo:

1 – Assim que retiradas as espinhas, você pode salgá-las (com o sal grosso), em um recipiente de vidro, fazendo com que o sal fique aderente na mesma.

2 – O condimento permanecerá retido até que você faça um sistema de estufa. Em casa, geralmente, não temos esse sistema de aquecimento, profissional, então, a dica é manter as espinhas salgadas, no forno, logo após retirar um assado ou bolo, por exemplo. A quentura  que permaneceu no eletrodoméstico, ligado por vários minutos, será suficiente para secá-las como precisamos.

3 – Outro método é utilizar o próprio sol, colocando as espinhas na luz solar, em descanso, por algumas horas (com o recipiente muito bem coberto e protegido!).

4 – O que ocorrerá é que sabor do bacalhau será repassado ao sal e, assim que seco, se soltará naturalmente das espinhas: observe todo o processo, com atenção.

5 – Assim que se soltar, você pode armazená-lo – em recipiente de vidro, devidamente, esterilizado e hermeticamente vedado – e, sempre que quiser utilizar basta triturar um punhado temperando-o com algumas ervas aromáticas desidratadas, tais como tomilho, orégano, pimenta do reino e manjerona.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *